O Seminário Nossa Senhora de Lourdes ou Seminário Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis foi criado em 21 de abril de 1927.

O Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes é o lugar dos primeiros anos da formação. É o local especial para cultivar a vocação. Os destinatários são os jovens vocacionados do ensino médio.

Tem como meta o aprofundamento da vocação cristã, o desenvolvimento da vocação presbiteral e os estudos preparatórios ao seminário maior.

No Seminário Maior de Filosofia ingressam aqueles que já concluíram o Seminário Menor ou o Propedêutico. Os estudos filosóficos tem duração de três anos e representam um dos elementos constitutivos da formação.

O seminário é o espaço necessário para o discernimento vocacional. Os primeiros passos acontecem através do Grupo de Orientação Vocacional (GOV), Seminário Menor e Propedêutico.

A Igreja procura oferecer aos candidatos uma formação que envolva as seguintes dimensões: humano-afetiva, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral-missionária. O seminário é um processo de cultivo, discernimento e amadurecimento.

Desde o ano de 2014, além de acolher os candidatos da Arquidiocese de Florianópolis, o Seminário de Azambuja também acolhe os candidatos à vida presbiteral da Diocese de Tubarão.

Destaques

Mês Vocacional: Você conhece os seminários da Arquidiocese de Florianópolis?

Agosto é celebrado pela Igreja do Brasil como o Mês das Vocações. Na primeira semana, celebramos os ministros ordenados. Conheça os três seminários da Arquidiocese de Florianópolis, onde os vocacionados ao presbiterado recebem orientação e formação: Seminário Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes (Azambuja) Localizado em Azambuja, em Brusque, acolhe duas etapas da formação dos seminaristas:…

Leia mais...

Seja um benfeitor do Seminário

Os seminários da Arquidiocese de Florianópolis são casas de formação para os futuros padres. Eles contemplam todas as fases necessárias para que o seminarista chegue ao sacerdócio, no âmbito espiritual e formativo. Para que esta formação aconteça, os seminários contam com a generosidade de benfeitores. Os recursos doados fornecem aos seminaristas as condições necessárias para…

Leia mais...

Setor Juventude realiza Live Solidária em prol dos seminários

No dia 15 de agosto, o Setor Juventude arquidiocesano vai realizar uma Live Solidária para ajudar os seminários da Arquidiocese de Florianópolis. A transmissão vai iniciar às 20h, no canal do Youtube e no Facebook da Arquidiocese de Florianópolis, direto da Paróquia São João Evangelista, em Biguaçu. “Todos os anos diversos jovens iniciam seu caminho…

Leia mais...
Azambuja Web Rádio

Nosso objetivo é levar Azambuja para mais longe, trazer os de longe para mais perto e ajudar na formação dos futuros padres e dos padres do futuro.

Ouça  e divulgue nossa Web Rádio

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Em Comunhão