O Seminário Nossa Senhora de Lourdes ou Seminário Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis foi criado em 21 de abril de 1927.

O Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes é o lugar dos primeiros anos da formação. É o local especial para cultivar a vocação. Os destinatários são os jovens vocacionados do ensino médio.

Tem como meta o aprofundamento da vocação cristã, o desenvolvimento da vocação presbiteral e os estudos preparatórios ao seminário maior.

No Seminário Maior de Filosofia ingressam aqueles que já concluíram o Seminário Menor ou o Propedêutico. Os estudos filosóficos tem duração de três anos e representam um dos elementos constitutivos da formação.

O seminário é o espaço necessário para o discernimento vocacional. Os primeiros passos acontecem através do Grupo de Orientação Vocacional (GOV), Seminário Menor e Propedêutico.

A Igreja procura oferecer aos candidatos uma formação que envolva as seguintes dimensões: humano-afetiva, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral-missionária. O seminário é um processo de cultivo, discernimento e amadurecimento.

Desde o ano de 2014, além de acolher os candidatos da Arquidiocese de Florianópolis, o Seminário de Azambuja também acolhe os candidatos à vida presbiteral da Diocese de Tubarão.

Destaques

Palavra do Arcebispo Dom Wilson: Somos Peregrinos

Ao convocar o sínodo o Papa Francisco afirma que “o caminho sinodal é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja no terceiro milênio”. Diz ainda que iluminados pela Palavra de Deus e unidos em oração seremos capazes de discernir os processos para procurar a vontade de Deus neste momento da história. Deus chama a…

Leia mais...

Ganhadores do Bingo 2021, em prol dos Seminários

• Primeiro Prêmio: Esteira Residencial Embreex Cartela: 8901 Ivanilde Petri dos Reis – Balneário Estreito – Florianópolis/SC • Segundo Prêmio: Refrigerador Consul – 2 Portas – 334 Litros Cartela: 2957 Pe. Sérgio José de Souza – Jardim Atlântico – Florianópolis/SC • Terceiro Prêmio: Um boi – 12 Arrobas Cartela: 4716 Fábio de Camargo – Porto…

Leia mais...

Sínodo 2023

O termo “sínodo” deriva do grego “sýnodos”, que significa “reunião”. O termo é composto pelo prefixo “syn” (junto com/junto de/junto a) e pelo substantivo “hodós” (caminho). O verbo grego synodéo significa “fazer um caminho com alguém”. A Constituição Dogmática Lumen Gentium, no seu n. 22, apresenta o episcopado como um “Colégio” que tem à sua…

Leia mais...
Azambuja Web Rádio

Nosso objetivo é levar Azambuja para mais longe, trazer os de longe para mais perto e ajudar na formação dos futuros padres e dos padres do futuro.

Ouça  e divulgue nossa Web Rádio

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Em Comunhão