O Seminário Nossa Senhora de Lourdes ou Seminário Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis foi criado em 21 de abril de 1927.

O Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes é o lugar dos primeiros anos da formação. É o local especial para cultivar a vocação. Os destinatários são os jovens vocacionados do ensino médio.

Tem como meta o aprofundamento da vocação cristã, o desenvolvimento da vocação presbiteral e os estudos preparatórios ao seminário maior.

No Seminário Maior de Filosofia ingressam aqueles que já concluíram o Seminário Menor ou o Propedêutico. Os estudos filosóficos tem duração de três anos e representam um dos elementos constitutivos da formação.

O seminário é o espaço necessário para o discernimento vocacional. Os primeiros passos acontecem através do Grupo de Orientação Vocacional (GOV), Seminário Menor e Propedêutico.

A Igreja procura oferecer aos candidatos uma formação que envolva as seguintes dimensões: humano-afetiva, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral-missionária. O seminário é um processo de cultivo, discernimento e amadurecimento.

Desde o ano de 2014, além de acolher os candidatos da Arquidiocese de Florianópolis, o Seminário de Azambuja também acolhe os candidatos à vida presbiteral da Diocese de Tubarão.

Destaques

Estágio Pastoral dos Seminaristas da etapa do Discipulado

Texto de Nathan Dias da Silva – Seminarista do Segundo Ano do Discipulado No último final de semana (15-16/02), os seminaristas do Seminário Metropolitano Arquidiocesano, da etapa do Discipulado, com alegria, deram início aos seus Estágios Pastorais. Nestes, os párocos recebem os seminaristas, que são enviados às comunidades, para com elas rezar, compartilhar e experienciar…

Leia mais...

Jubileu dos 800 anos de Santo Antônio de Pádua

Os grandes santos que marcaram a história da Igreja são exemplos sempre atuais de amor e fidelidade a Deus. Neste ano de 2020, em especial, os católicos são convidados a contemplar as virtudes de Santo Antônio de Pádua. Há 800 anos, ao se deparar com as relíquias de mártires franciscanos, que doaram sua vida para…

Leia mais...

Iniciadas as atividades formativas de 2020 no Seminário de Azambuja

Caro amigo, hoje, dia 10 de fevereiro de 2020, o Seminário de Azambuja inicia as atividades deste ano formativo com nossas duas etapas de formação: seminário menor (11 seminaristas) e discipulado (9 seminaristas). Queremos também este ano estar ao redor de Jesus Bom Pastor, configurando-nos como seus discípulos. Estamos certos de sua oração pelas vocações.…

Leia mais...

Início do Ano Formativo do Seminário Menor

Vitor André Bodenmuller – Seminarista do Ensino Médio Foi com grande alegria que iniciamos, no dia 02 deste mês, dia da Apresentação do Senhor, um novo ano formativo no Seminário Menor Nossa Senhora de Lourdes, aqui, em Azambuja. Nossa formação será agora acompanhada diretamente por Luiz Francisco Fraga, que concluiu, ano passado a etapa da…

Leia mais...
Azambuja Web Rádio

Nosso objetivo é levar Azambuja para mais longe, trazer os de longe para mais perto e ajudar na formação dos futuros padres e dos padres do futuro.

Ouça  e divulgue nossa Web Rádio

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Em Comunhão