O Seminário Nossa Senhora de Lourdes ou Seminário Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis foi criado em 21 de abril de 1927.

O Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes é o lugar dos primeiros anos da formação. É o local especial para cultivar a vocação. Os destinatários são os jovens vocacionados do ensino médio.

Tem como meta o aprofundamento da vocação cristã, o desenvolvimento da vocação presbiteral e os estudos preparatórios ao seminário maior.

No Seminário Maior de Filosofia ingressam aqueles que já concluíram o Seminário Menor ou o Propedêutico. Os estudos filosóficos tem duração de três anos e representam um dos elementos constitutivos da formação.

O seminário é o espaço necessário para o discernimento vocacional. Os primeiros passos acontecem através do Grupo de Orientação Vocacional (GOV), Seminário Menor e Propedêutico.

A Igreja procura oferecer aos candidatos uma formação que envolva as seguintes dimensões: humano-afetiva, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral-missionária. O seminário é um processo de cultivo, discernimento e amadurecimento.

Desde o ano de 2014, além de acolher os candidatos da Arquidiocese de Florianópolis, o Seminário de Azambuja também acolhe os candidatos à vida presbiteral da Diocese de Tubarão.

Destaques

Mês Vocacional: Você conhece os seminários da Arquidiocese de Florianópolis?

Agosto é celebrado pela Igreja do Brasil como o Mês das Vocações. Na primeira semana, celebramos os ministros ordenados. Conheça os três seminários da Arquidiocese de Florianópolis, onde os vocacionados ao presbiterado recebem orientação e formação: Seminário Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes (Azambuja) Localizado em Azambuja, em Brusque, acolhe duas etapas da formação dos seminaristas:…

Leia mais...

Seja um benfeitor do Seminário

Os seminários da Arquidiocese de Florianópolis são casas de formação para os futuros padres. Eles contemplam todas as fases necessárias para que o seminarista chegue ao sacerdócio, no âmbito espiritual e formativo. Para que esta formação aconteça, os seminários contam com a generosidade de benfeitores. Os recursos doados fornecem aos seminaristas as condições necessárias para…

Leia mais...

Setor Juventude realiza Live Solidária em prol dos seminários

No dia 15 de agosto, o Setor Juventude arquidiocesano vai realizar uma Live Solidária para ajudar os seminários da Arquidiocese de Florianópolis. A transmissão vai iniciar às 20h, no canal do Youtube e no Facebook da Arquidiocese de Florianópolis, direto da Paróquia São João Evangelista, em Biguaçu. “Todos os anos diversos jovens iniciam seu caminho…

Leia mais...

Seminaristas serão ordenados diáconos dia 1º de agosto

Cinco jovens da Arquidiocese de Florianópolis serão ordenados diáconos no próximo dia 1º de agosto, em uma celebração privada, restrita a convidados, presidida pelo arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck, no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), em Governador Celso Ramos. A missa será transmitida pelas redes sociais oficiais da arquidiocese. Conheça os seminaristas: Alex Macedo de Liz…

Leia mais...
Azambuja Web Rádio

Nosso objetivo é levar Azambuja para mais longe, trazer os de longe para mais perto e ajudar na formação dos futuros padres e dos padres do futuro.

Ouça  e divulgue nossa Web Rádio

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Em Comunhão