O Seminário Nossa Senhora de Lourdes ou Seminário Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis foi criado em 21 de abril de 1927.

O Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes é o lugar dos primeiros anos da formação. É o local especial para cultivar a vocação. Os destinatários são os jovens vocacionados do ensino médio.

Tem como meta o aprofundamento da vocação cristã, o desenvolvimento da vocação presbiteral e os estudos preparatórios ao seminário maior.

No Seminário Maior de Filosofia ingressam aqueles que já concluíram o Seminário Menor ou o Propedêutico. Os estudos filosóficos tem duração de três anos e representam um dos elementos constitutivos da formação.

O seminário é o espaço necessário para o discernimento vocacional. Os primeiros passos acontecem através do Grupo de Orientação Vocacional (GOV), Seminário Menor e Propedêutico.

A Igreja procura oferecer aos candidatos uma formação que envolva as seguintes dimensões: humano-afetiva, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral-missionária. O seminário é um processo de cultivo, discernimento e amadurecimento.

Desde o ano de 2014, além de acolher os candidatos da Arquidiocese de Florianópolis, o Seminário de Azambuja também acolhe os candidatos à vida presbiteral da Diocese de Tubarão.

Destaques

21 de junho é dia de São Gonzaga, padroeiro dos Seminaristas

Que nossas orações subam aos Céus em ação de graças por esses jovens que entregam suas vidas em preparação ao sacerdócio. Peçamos a intercessão de São Luíz Gonzaga para que nossos seminaristas sejam perseverantes e firmes, fiéis ao Deus que os chama. Nossa casa se alegra com o sim de cada um de vocês! “Aquele…

Leia mais...

Seminário de Azambuja anuncia realização da Festa Junina em novos moldes

O reitor do Seminário Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, padre Francisco de Assis Wloch, comunica a todos que a tradicional Festa Junina dos Seminaristas acontecerá em um formato diferente neste ano. “Por conta da pandemia e das medidas de distanciamento social, não teremos a apresentação do boi-de-mamão e os festejos costumeiros na Praça de Azambuja,…

Leia mais...

Decreto: Arcebispo de Florianópolis emite comunicado oficial sobre o Coronavírus

Considerando o momento difícil que vivemos, sob ameaça de expansão do COVID-19 e considerando os decretos emitidos pelos autoridades sanitárias acerca das medidas preventivas contra a pandemia causada pelo Coronavírus, a Arquidiocese de Florianópolis, na pessoa de seu Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, emite decreto acerca das determinações para o enfrentamento da propagação da…

Leia mais...

Estágio Pastoral dos Seminaristas da etapa do Discipulado

Texto de Nathan Dias da Silva – Seminarista do Segundo Ano do Discipulado No último final de semana (15-16/02), os seminaristas do Seminário Metropolitano Arquidiocesano, da etapa do Discipulado, com alegria, deram início aos seus Estágios Pastorais. Nestes, os párocos recebem os seminaristas, que são enviados às comunidades, para com elas rezar, compartilhar e experienciar…

Leia mais...
Azambuja Web Rádio

Nosso objetivo é levar Azambuja para mais longe, trazer os de longe para mais perto e ajudar na formação dos futuros padres e dos padres do futuro.

Ouça  e divulgue nossa Web Rádio

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Em Comunhão
[layerslider id="2"]