São Pedro e São Paulo… Dia do Papa. Por Pe. Francisco de Assis Wloch

Celebramos, neste fim de semana, os apóstolos São Pedro e São Paulo. Foram pessoas de temperamento bem diferentes. Por essa razão chegaram, muitas vezes, ao desentendimento. O amor de Cristo, a paixão por seu projeto, porém, os mantiveram unidos.  Também rezamos pelo Papa que tem a grande missão de zelar para que a Igreja permaneça…

Santa e Feliz Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por Pe. Francisco de Assis Wloch

Brusque, Páscoa de 2019 Caro irmão e irmã, Caro benfeitor de nosso Seminário de Azambuja, Queremos saudá-lo pela Páscoa do Senhor. Esta é a grande festa da nossa fé. Em Jesus ressuscitado temos o fundamento de nossa esperança na vida plena e eterna. Na luz de Cristo podemos acender as nossas luzes; na sua ressurreição…

Converter-se… Por Pe. Francisco de Assis Wloch

Terceiro Domingo da Quaresma 2019 No primeiro e no segundo domingo da quaresma, refletimos sobre o tema da conversão (as tentações no deserto e a transfiguração). As leituras deste terceiro domingo da quaresma nos desafiam ainda mais. Converter-se é uma questão de sobrevivência: “Se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo” (Lucas 13,3).…

Um fim de semana especial! Por Pe. Francisco de Assis Wloch

Três eventos eclesiais chamam nossa atenção neste fim de semana: festa litúrgica de Cristo Rei; para nós catarinenses, comemoração de Santa Catarina de Alexandria e encerramento do ano nacional do laicato. Solenidade Litúrgica de Cristo Rei A comemoração de Jesus Cristo, Rei do Universo, encerra o Ano Litúrgico. Jesus Cristo é o começo e o fim…

Donos de fortunas não herdam o Reino… Por Pe. Francisco de Assis Wloch

Vigésimo Oitavo Domingo do Tempo Comum! O Evangelho deste domingo (Marcos 10,17-30) diz que Jesus saiu para caminhar. Durante a caminhada, alguém corre ao seu encontro e pergunta: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”. Marcos mostra que esse homem correndo para ajoelhar-se diante de Jesus é livre, inteligente e senhor de…

Sábado ou domingo? Lei ou amor? Por Pe. Francisco de Assis Wloch

Uma das leis mais sagradas para os contemporâneos de Jesus era a que dizia respeito à observância do descanso sabático. O descanso nesse dia constituía grande avanço na história daquele povo. Escravizado no passado, sem direito a qualquer descanso, o povo de Deus conseguiu garantir um dia para poder restaurar suas forças. Não se pode,…