Pe. Raulino Reitz: centenário do seu nascimento. Por Pe. Eder Claudio Celva

Chegamos a uma data deveras singular para Azambuja, para Brusque, para a Arquidiocese, para nosso Estado e para as ciências botânicas de nosso Brasil. Foi recentemente lançado o ano do Centenário do nascimento de Padre Raulino Reitz, distinto sacerdote e escol cientista botânico. No Seminário: O presbítero nasceu em 19 de setembro de 1919, no…

Santuário de Azambuja – em 2019 – 80 anos de sua construção! Por Pe. Eder Claudio Celva

Foi em 1939 que o belo templo de Azambuja começou a ser construído. Sobre o Santuário existe, em todos os sentidos, uma riqueza inesgotável a ser descoberta, reconhecida, valorizada e aproveitada. O templo atual, de beleza ímpar, foi iniciado sob a coordenação do padre Bernardo Peters, durante o seu reitorado. Primeiramente precisou ele superar controvérsias,…

Nossa Senhora do Caravaggio, um pouco de sua história! Por Pe. Eder Claudio Celva

inspirado em um informe de divulgação do Santuário de Caravaggio – Itália No longínquo ano de 1432, no feudo de Caravaggio, em um local agreste e desabitado, numa campina relvada chamada Mazzolengo, onde se podia ir para apanhar capim para os animais, Nossa Senhora aparece para Giannetta de Vacchi, casada com Francisco Varoli. Giannetta era…

Nossa Senhora do Caravaggio, rogai por nós! Por Pe. Eder Claudio Celva

Este mês vamos celebrar festivamente nossa querida padroeira Nossa Senhora do Caravaggio. Destacamos alguns dos aspectos fundamentais desta devoção tão significativa e cara ao nosso povo de Brusque e região. Vamos ao relato. Aconteceu assim: “No longínquo ano de 1432, no feudo de Caravaggio, em um local agreste e desabitado, numa campina relvada chamada Mazzolengo,…

A parábola do Pai Misericordioso. Por Pe. Eder Claudio Celva

Quarto Domingo da Quaresma 2019 A possibilidade de escolher. A Alegria de sempre poder voltar para casa! No Evangelho deste domingo (Lucas 15,1-3.11-32) temos um símbolo para significar a liberdade de escolha que Deus nos concedeu. Na representação dos dois filhos – parábola contada por Jesus – temos dois caminhos, um decide partir, e outro,…

Jubileu de ouro sacerdotal do Pe. Alvino Milani – Depoimentos

Cinquenta anos de Ministério Presbiteral Pe. Eder Claudio Celva Vice-Reitor e Formador do Seminário de Azambuja e Vigário Paroquial do Santuário Ninguém poderia imaginar que aquele menino lépido e cheio de vida, nascido em Cruz Alta/RS, no dia 25 de setembro de 1939, hoje estaria entre nós, aqui em Azambuja, para comemorar seu jubileu áureo…

Lembrando um ícone: Mons. Valentim Loch. Por Pe. Eder Claudio Celva

Vigésimo Sexto Domingo do Tempo Comum No dia 10 de outubro próximo, Monsenhor Valentim faria 97 anos de idade, se vivo estivesse. Vamos relembrá-lo? Monsenhor era o alvo de minhas admirações infanto-juvenis. Teve alguma participação direta em minha família. Batizou minha mãe, no Santuário de Azambuja e, na minha adolescência, conferiu-me o sacramento da Crisma.…

Festa Mariana! Sacerdócio Ministerial! Por Pe. Eder Claudio Celva

Festa Mariana! Neste domingo (19 de agosto) celebramos a Festa da Assunção de Nossa Senhora aos Céus, festa singular para a Igreja e de modo especial para o Vale de Azambuja. Consideração histórica de nossa festa. Todas as comunidades da Igreja Católica celebram liturgicamente essa festa. Mas, em Azambuja, a comunidade começou a celebrá-la, também…

São Pedro e São Paulo, grandes anunciadores de Jesus! Por Pe. Paulo Stippe Schmitt

“Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!” (Sl 33,2-3). A Igreja inteira, unida a São Pedro e São Paulo, chamados “príncipes dos apóstolos” e “colunas da Igreja”, entoa os louvores de Deus, agradecendo, especialmente,…