Texto de Alessandro Soares Silveira e fotografia de Leonardo dos Santos
Seminaristas da etapa do Discipulado do Seminário de Azambuja
A fim de promover a instrução do povo de Deus e orientar a ação pastoral de nossas comunidades, a paróquia de Azambuja promoveu, entre os dias 11 e 15 de fevereiro, uma bonita Semana Paroquial de Formação. Esta contou com expressiva participação do povo e de lideranças das diversas pastorais, todos empenhados em contribuir com a obra da evangelização.
A semana teve início com um belo momento celebrativo em honra a Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do nosso Seminário. Reunimo-nos em torno de Maria, Mãe e Mestra, para dela aprendermos a servir Jesus cada vez melhor. Durante a semana, contamos com o auxílio de amigos que se dedicaram a preparar e conduzir os encontros: nosso novo pároco, Pe. Chico, falou-nos sobre Campanha da Fraternidade deste ano, que trata sobre o tema das políticas públicas. O Pe. Revelino Seidler, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Florianópolis, apresentou as Novas Orientações Canônico-Pastorais da Arquidiocese para a celebração dos sacramentos. O prof. Zezinho refletiu conosco sobre alguns pontos da doutrina da igreja e o Pe. Paulo Stippe nos deu a conhecer as diversas datas comemorativas e celebrativas que marcarão este ano de 2019.
Rezemos, pois, para que o Senhor abençoe nosso ano pastoral, apenas iniciado, e nos empenhemos para pôr em prática aquilo que aprendemos.
“Se queremos que as paróquias sejam centros de irradiação missionária em seus próprios territórios, elas devem ser também lugares de formação permanente. Isso exige que se organizem nelas várias instâncias formativas que assegurem o acompanhamento e o amadurecimento de todos os agentes pastorais e dos leigos inseridos no mundo.”
(Documento de Aparecida – 306)