Os reitores dos Santuários de Azambuja, pe. José Henrique Gazaniga e de Santa Paulina, pe. José Napoleão Laureano dos Santos (SCJ), se encontraram na noite de 10 de março no Anfiteatro do Seminário de Azambuja, para orientar lideranças católicas sobre os principais caminhos a serem seguidos, no que se refere à administração de Santuários.
O encontro também teve a orientação da irmã Rita de Cássia de Jesus Pires, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição que trabalha no Santuário Santa Paulina.
A palavra acolhimento foi o destaque. Um santuário (do Latim sanctuarium, de sanctus), no conceito religioso, é um local sagrado, para onde, por devoção, acorrem peregrinos de diversas regiões.
“Acolher é acompanhar com atenção ao peregrino que chega e quer receber algo: Orientações, informações, orações…”. Foi o que enfatizou, o pe. José Napoleão que recebe durante todo o ano, peregrinos do mundo inteiro e das diversas regiões do Brasil, na cidade de Nova Trento.
Neste sentido, a Parábola do Bom Samaritano, que está na Bíblia, em Lucas capítulo 10 versículos de 30 a 37, foi lida pela Irmã Rita com muita emoção. Esta narração, que é tema da Campanha da Fraternidade 2020, fala do acolhimento às pessoas que menos damos importância. “Quem cuidou do homem não foi o sacerdote ( que se achava importante) nem o levita ( que se achava mais importante ainda) e sim o Samaritano ( tido como excluído ). Este ajudou e cuidou de quem precisava”.
Por isso que acolher, sentir, prevenir, foram as vertentes desta noite de reflexão. “Somos apenas setas que apontam os caminhos, e não podemos ser o centro das atenções. Alguns cuidados que devemos ter com as celebrações, a exemplo da qualidade do som, a boa proclamação da Palavra e o enfoque na devoção que fez o peregrino visitar o nosso santuário”, ressaltou padre Napoleão.
Ao final, Gazaniga, agradeceu as palavras da Irmã Rita e do padre Napoleão. “Aprendemos muito, e destaco que as mudanças devem acontecer gradativamente. Não significa que algo está sendo feito errado, não possa ser melhorado”. finalizou.