A cada semana, neste nosso Informativo, um seminarista partilhará conosco sua experiência vocacional. Empenhemo-nos em rezar para que surja,
em cada comunidade, uma nova vocação.
Depoimento de Lucas Rodrigues – Seminarista do Terceiro Ano da Etapa do Discipulado do Seminário de Azambuja
Sou Lucas Rodrigues. Tenho 21 anos e nasci na cidade de Braço do Norte, Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim, Diocese de Tubarão.
Meu chamado vocacional aconteceu na minha infância. Minha mãe conta que, quando eu era mais novo, já dizia que queria ser padre. Também alguns familiares diziam que eu parecia um padre, entretanto, eu nem sabia exatamente o que era ser um padre. A única coisa que sabia é que isso me incomodava.
Certa ocasião um padre da Congregação dos Josefinos de Murialdo estava passando pelas escolas e fez o convite para quem quisesse conhecer o seminário. Nessa ocasião voltei a ter aquele sentimento de inquietação que tivera quando mais novo e isso me levou a aceitar o convite.
Durante o ano de 2010 participei de alguns estágios, porém não consegui ingressar no seminário, devido à reprovação na oitava série do ensino fundamental. Durante 2011 me afastei um pouco da Igreja, entretanto o meu coração ainda estava inquieto e insatisfeito. Então, no final de 2011, procurei meu pároco, Pe. Lenoir, e pedi que ele me ajudasse a entrar no seminário. Alguns dias depois o promotor vocacional da diocese de Tubarão, Pe. Auricélio Costa, foi me visitar e me levou a conhecer o seminário de Tubarão.
Logo surgiu o convite para entrar no seminário Nossa Senhora de Fátima, o que se deu no dia 11 de fevereiro de 2012. Estou até hoje no processo de discernimento, no seminário, e muito feliz, aqui em Azambuja. Estou no terceiro ano da Faculdade de Filosofia e muito desejoso de, no ano que vem, começar os estudos de Teologia.