A cada semana, neste nosso Informativo, um seminarista partilhará conosco sua experiência vocacional. Empenhemo-nos em rezar para que surja,
em cada comunidade, uma nova vocação.
Depoimento de Bruno Fernando Costa (20 anos) Seminarista do Segundo Ano da Etapa do Discipulado do Seminário de Azambuja
A vocação é um chamado de Deus para o serviço à Igreja e, nela, aos nossos irmãos em Jesus.
A minha experiência vocacional começou a partir do meu retiro para a Crisma, na Paróquia do Divino Espírito Santo, em Camboriú. O retiro aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de outubro, sendo que no dia 06 de outubro é aniversário de meu pai, Luiz Fernando Costa – o que muito impactou a minha experiência, porque o retorno à minha casa foi em festa pelo aniversário de meu pai, mas também pela nova concepção de vida que se formara em mim.
Após o retiro, dediquei-me mais ao serviço pastoral na comunidade, através do grupo de jovens e da ação social, tendo inúmeras experiências com os jovens. De todas as pessoas que eu encontrava, destacava-se a pessoa do padre na comunidade. Isso suscitava em meu coração o desejo de conhecer a vida de um padre, já que percebia a necessidade de uma referência de amor, paz, alegria e testemunho para o povo.
Em 2015 comecei meu discernimento vocacional, participando de retiros e encontros vocacionais para discernir o meu chamado. Foi um ano de muitas surpresas e desafios, porém, a cada dia que passava, aumentava no meu coração o desejo não só de conhecer a vida de um padre, mas, também, de dar meu sim ao sacerdócio. Isso se realizou em fevereiro de 2016, quando ingressei no Seminário Propedêutico para iniciar minha jornada vocacional e de preparação para o sacerdócio. Sou muito feliz e agradeço a Deus pela minha família, principalmente pelo dom da vida de meu pai, Luiz e de minha mãe, Sirley, e por toda Igreja que se reúne em oração pelas vocações.