Pe. Eder Claudio Celva – Pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento – Itajaí/SC
Depois de quatro anos atuando no Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, da Arquidiocese de Florianópolis, e igual período na Paróquia e no Museu de Azambuja, chegou a hora do adeus.
Minha atuação aconteceu principalmente na formação dos seminaristas menores, com quem muito aprendi. Cada seminarista que passou por minha vida foi uma dádiva de Deus, que me fez entender melhor a missão sacerdotal que recebi da Igreja, na pastoral das pastorais: formar pastores nesta primeira e muito importante etapa formativa dos rapazes. Ao arcebispo metropolitano, padres desta comunidade sacerdotal, aos seminaristas, seus familiares, nossos benfeitores, aqueles que toparam comigo, ajudando-me a bem cumprir a minha missão, meu eterno obrigado. A aqueles que não quiseram ou não puderam me auxiliar – ou não conseguiram me compreender – o meu perdão, compreensão e bênção.
Não posso me furtar de agradecer aos paroquianos e peregrinos do santuário de Azambuja, onde por igual tempo exerci a cura d´almas, no ofício de vigário paroquial; obrigado! Emociono-me ao me lembrar deste amado templo e de todos os que têm aqui a sua igreja, a sua casa. A paróquia de Azambuja, como suas comunidades, suas lideranças, pastorais, funcionários, movimentos, pessoas que tive a graça de conhecer, atender, conviver, trabalhar… Aqui eu fui amado e pude amar! O fruto do meu amor por Azambuja – que estou alegremente deixando – também ficará eternizado no trabalho editorial que Azambuja de mim recebeu.
Para aqueles que por ventura tenha magoado, ofendido, ou não tenha dado o carinho que mereciam, eu gostaria de pedir perdão. Já o fiz em confissão sacramental ao bom Deus, diante de seu ministro, e mesmo sendo desnecessário o faço publicamente agora a você que lê esta mensagem. Para mim tudo passou, só Deus não passará!
Recordar-me-ei com carinho e gratidão de Azambuja, porque foi aqui que eu aprendi a ser padre. De Itajaí continuarei vinculado pela oração e por minha típica missão sacerdotal de intercessor por todos. Obrigado e minha bênção: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!