Endireitai os caminhos do Senhor! Por Pe. Sérgio Giacomelli

Segundo Domingo do Advento “Uma voz clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas… Todo homem verá a salvação de Deus”. (Lucas 3, 4ss) Para São Lucas, evangelho deste segundo domingo do Advento, Jesus vem ao mundo como alguém que se insere na história universal. A salvação é um fato que…

Veja mais

Permanecei sempre despertos! Por Pe. Iseldo Scherer

  Os discursos apocalípticos recolhidos nos evangelhos refletem os medos e a incerteza daquelas primeiras comunidades cristãs, frágeis e vulneráveis, que viviam no meio do vasto império romano entre conflitos e perseguições, com um futuro incerto, sem saber quando chegaria Jesus, seu Senhor amado. Também as exortações desses discursos representam em boa parte as exortações…

Veja mais

Um fim de semana especial! Por Pe. Francisco de Assis Wloch

Três eventos eclesiais chamam nossa atenção neste fim de semana: festa litúrgica de Cristo Rei; para nós catarinenses, comemoração de Santa Catarina de Alexandria e encerramento do ano nacional do laicato. Solenidade Litúrgica de Cristo Rei A comemoração de Jesus Cristo, Rei do Universo, encerra o Ano Litúrgico. Jesus Cristo é o começo e o fim…

Veja mais

A lição da figueira! Por Pe. Alvino I. Milani

Trigésimo Terceiro Domingo do Tempo Comum Estamos chegando ao final do Ano Litúrgico. Este é o penúltimo Domingo do Tempo Comum. As leituras bíblicas apontam para realidades assustadoras: fim dos tempos e fim do mundo, usando uma linguagem apocalíptica. Para os menos entendidos apocalipse significa confusão, algo que não se entende, que causa medo, que…

Veja mais