Três eventos eclesiais chamam nossa atenção neste fim de semana: festa litúrgica de Cristo Rei; para nós catarinenses, comemoração de Santa Catarina de Alexandria e encerramento do ano nacional do laicato.
Solenidade Litúrgica de Cristo Rei
A comemoração de Jesus Cristo, Rei do Universo, encerra o Ano Litúrgico. Jesus Cristo é o começo e o fim da história humana. Jesus Cristo é o único e verdadeiro Rei: rei do universo; de nossas vidas; de nossas famílias e de nossos corações. A festa de Cristo Rei do Universo é prêmio para todo cristão, é a forma que a Igreja encontrou para coroar todos os esforços e trabalhos das comunidades durante todo o ano civil que está por findar. Um rei capaz de vencer sem destruir, fazendo do amor sua única arma.
Santa Catarina de Alexandria
Santa Catarina de Alexandria é padroeira do nosso Estado, do município de Florianópolis e da Arquidiocese. Viveu em Alexandria, no Egito. Estudiosa das Escrituras, é considerada, também, padroeira dos estudantes, dos filósofos, dos advogados, dos sábios e dos que se dedicam ao estudo e à educação da fé. Martirizada através de uma roda, é ainda padroeira dos carroceiros.
Santa Catarina continue intercedendo por todos nós
Muito culta, dispunha de vastos conhecimentos teológicos e humanísticos. Com desenvoltura discutia filosofia, política e religião com os grandes mestres, o que não era nada comum a uma mulher e jovem, naquela época. E fazia isso em público, por isso era respeitada e famosa. Santa Catarina continue intercedendo por todos nós.
Fim do ano do Laicato
Um ano que passou bem depressa. Um tempo em que se celebrou a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, bem como se procurou aprofundar a reflexão sobre sua identidade, vocação, espiritualidade e missão.
“Estar e agir no mundo é, para os fiéis leigos, uma realidade, não só antropológica e sociológica, mas também e especificamente teológica e eclesial, pois é na sua situação intramundana que Deus manifesta o seu plano e comunica a especial vocação de ‘procurar o Reino de Deus’, tratando das realidades temporais e ordenando-as segundo Deus” (Christifideles Laici, n° 15).
____________________________________________
Pe. Francisco de Assis Wloch
Vigário Paroquial do Santuário de Azambuja e
Reitor do Seminário de Azambuja.