Donos de fortunas não herdam o Reino… Por Pe. Francisco de Assis Wloch

Vigésimo Oitavo Domingo do Tempo Comum! O Evangelho deste domingo (Marcos 10,17-30) diz que Jesus saiu para caminhar. Durante a caminhada, alguém corre ao seu encontro e pergunta: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”. Marcos mostra que esse homem correndo para ajoelhar-se diante de Jesus é livre, inteligente e senhor de…

Sábado ou domingo? Lei ou amor? Por Pe. Francisco de Assis Wloch

Uma das leis mais sagradas para os contemporâneos de Jesus era a que dizia respeito à observância do descanso sabático. O descanso nesse dia constituía grande avanço na história daquele povo. Escravizado no passado, sem direito a qualquer descanso, o povo de Deus conseguiu garantir um dia para poder restaurar suas forças. Não se pode,…

Dia Mundial das Missões: “A missão no coração da fé cristã”! Por Pe. Francisco de Assis Wloch

Breve síntese da Mensagem do Papa Francisco O Dia Mundial das Missões (22 de outubro de 2017) concentra-nos na pessoa de Jesus, “o primeiro e maior evangelizador”(Evangelii Nuntiandi, 7) … Este Dia convida-nos a refletir sobre a missão no coração da fé cristã. A Igreja é, por sua natureza, missionária. Se assim não fosse, deixaria de ser…

Poder, sim… para servir! Por Pe. Francisco de Assis Wloch

Os textos bíblicos das missas de cada domingo, quase sempre, apresentam uma ideia força central. A primeira leitura deste dia 27 de agosto, vigésimo primeiro domingo do tempo comum, (Isaías 22,19-23) ajuda-nos a entender melhor o evangelho proclamado (Mateus 16,13-20). Ela mostra como se deve concretizar o poder “das chaves”. Aquele que detém “as chaves”…

Pede o que desejas! Por Pe. Francisco de Assis Wloch

No evangelho da Missa deste dia 30 de julho, continuamos recordando parábolas de Jesus sobre o Reino dos Céus, como entende-lo, como conquistá-lo e como vivê-lo. Os primeiros versos (Mt 13,44) encerram duas pequenas parábolas (tesouro e pérola), focalizando o tema da opção radical pelo Reino, diante do qual vale a pena arriscar tudo. Vender…

São Pedro e São Paulo – Dia do Papa! Por Pe. Francisco de Assis Wloch

Celebramos, neste final de semana (01 e 02 de julho) São Pedro e São Paulo, apóstolos e testemunhas de Jesus. Mesmo que diferentes no temperamento e no modo de pensar, muitas vezes se desentenderam. Mas, o amor a Cristo, a paixão pelo seu projeto, os manteve unidos. Hoje, também, rezamos especialmente pelo Papa. Sua missão…