Lembrando um ícone: Mons. Valentim Loch. Por Pe. Eder Claudio Celva

Vigésimo Sexto Domingo do Tempo Comum No dia 10 de outubro próximo, Monsenhor Valentim faria 97 anos de idade, se vivo estivesse. Vamos relembrá-lo? Monsenhor era o alvo de minhas admirações infanto-juvenis. Teve alguma participação direta em minha família. Batizou minha mãe, no Santuário de Azambuja e, na minha adolescência, conferiu-me o sacramento da Crisma.…

Festa Mariana! Sacerdócio Ministerial! Por Pe. Eder Claudio Celva

Festa Mariana! Neste domingo (19 de agosto) celebramos a Festa da Assunção de Nossa Senhora aos Céus, festa singular para a Igreja e de modo especial para o Vale de Azambuja. Consideração histórica de nossa festa. Todas as comunidades da Igreja Católica celebram liturgicamente essa festa. Mas, em Azambuja, a comunidade começou a celebrá-la, também…

São Pedro e São Paulo, grandes anunciadores de Jesus! Por Pe. Paulo Stippe Schmitt

“Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!” (Sl 33,2-3). A Igreja inteira, unida a São Pedro e São Paulo, chamados “príncipes dos apóstolos” e “colunas da Igreja”, entoa os louvores de Deus, agradecendo, especialmente,…

Segundo Domingo da Páscoa (Domingo da Divina Misericórdia). Por Pe. Eder Claudio Celva

Ressuscitados! Ressuscitadas! Domingo passado celebrávamos a Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, elevando consigo toda a humanidade agora eternamente redimida e salva. Crer só é possível pela graça e pelos auxílios interiores do Espírito Santo, porque se trata da fé viva que envolve a totalidade do homem e transforma sua vida em “vida…

Terceiro Domingo do Advento, o Domingo da Alegria! Por Dom Orani João Tempesta

Porque a Igreja celebra o Domingo da Alegria no Advento? A liturgia da Igreja chama o Terceiro Domingo do Advento de o “Domingo da Alegria”, porque a antífona de entrada começa com o imperativo: “Alegrai-vos!”, e o texto da segunda leitura também inicia com o “Estai sempre alegres”. Como expressão dessa alegria, pode-se usar, no…