Cristo Sumo Sacerdote na Igreja interna do Seminário de Azambuja, parte 2. Por Pe. Eder Claudio Celva

(continuação da edição anterior) Referindo-se à nossa obra de arte, o próprio escultor afirmou: Cristo tem o dom da Palavra! Imaginei o Cristo caminhando pelo mundo e ensinando às multidões. Este mesmo modelo se aplica a nós na nossa missão sacerdotal, tanto na dimensão batismal como pelo sacramento da Ordem que os seminaristas se propõem…

Cristo Sumo Sacerdote. Igreja interna do Seminário de Azambuja. Por Pe. Eder Claudio Celva

No dia 05 de setembro de 1964, por ocasião da inauguração do Seminário Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, esteve no Seminário proferindo alocução especial o senhor Curt E. Teichmann, acompanhado de sua esposa, convidado pelo diretor espiritual dos seminaristas. Sua missão foi explicar sua obra de arte, o entalhe do Cristo da capela interna de…

Acolher o que Deus que “grita”. Por Pe. Eder Claudio Celva

Amigos e Irmãos! Refletindo sobre as pessoas da atualidade vejo que subjaz intensidade e liberdade. Para sermos intensos e livres precisamos de certo exercício, empenho e preparação continua para acolher o que Deus “grita” silenciosamente em nós. Sabemos que até para as coisas mais banais nos preparamos. O gosto de vida plena dependerá de como…

Quinto Domingo da Páscoa: Aleluia, aleluia, aleluia!!! Pe. Eder Claudio Celva

O tempo quaresmal certamente nos preparou para a celebração do Mistério Pascal, o ápice da vida cristã. O Evangelho mostra a presteza e operosidade primeiramente de uma mulher: Maria Madalena, que corre ao túmulo e vê a pedra removida. É tempo permanentemente Pascal… Túmulo e pedra, duas palavras simbólicas para falarmos um pouco da nossa…

Seminário de Azambuja: 90 anos. Primeira Parte. Pe. Eder Claudio Celva

A data de 11 de fevereiro de 2017 assinala marco singular para Brusque, nossa Arquidiocese de Florianópolis, nosso Regional Sul 4, a Igreja do Brasil, e porque não dizer – com humildade, sem dúvida – a Igreja Universal: a fundação do Seminário Menor Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis, iniciado na capital de Santa Catarina e…

Primeiro Domingo da Quaresma. Pe. Eder Claudio Celva

Neste inicio do tempo quaresmal gostaria de lançar algumas reflexões sobre uma importante dimensão da vida cristã: a espiritualidade. A espiritualidade é toda a nossa vida, então não haveria “momentos” para ela. Em meio às tantas “tentações” que em nós se manifestam temos que deixar aberto um caminho sempre mais largo para Deus que clama…

Desce depressa! Por Pe. Eder Claudio Celva

(Evangelho do 31º Domingo do Tempo Comum: Lucas 19,1-10) Fiéis! O evangelista Lucas, um literato e catequista no sentido mais estreito do termo, gosta de pormenores. Vê Jesus atravessando a cidade, cercado pelas pessoas. Eis o início da provocação evangélica para que nos localizemos no contexto atual, também nessa posição. Será que conseguimos ver Jesus…