2º ANDAR – HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO DE BRUSQUE E DE SANTA CATARINA

Etnologia: Os objetos desta coleção são testemunhos da cultura indígena de várias tribos catarinenses, especialmente da região litorânea e do Vale do Braço do Norte, das tribos Xokleng e Caigang. Trata-se de utensílios de trabalho, objetos religiosos e objetos de decoração do corpo, entre outros.

Casa do Imigrante (ambientes – sala, quarto e cozinha): Este acervo contém em seu conjunto objetos relacionados com o trabalho do imigrante. São ferramentas, equipamentos agrícolas e utensílios do trabalho cotidiano, das antigas colônias bem como equipamentos de uso comercial e industrial. Uma grande coleção de peças reproduzem a casa do imigrante, seus móveis, suas louças, pilões, adornos, tapetes, conjuntos de gomil e bacia, enfim, objetos concretos que levam em seu bojo a história cotidiana destes homens e mulheres que construíram o Estado de Santa Catarina. Uma história perpassada por muitas adversidade, mas também muitas esperanças, alegrias, e conquistas.

Capela do Imigrante: Nesta sala o Museu conta com diversos objetos antigos do final do século XIX e início do século XX, que levam o visitante de volta no tempo, num passeio pela história e cultura da religiosidade catarinense.

Armaria Final séc. XIX e início séc. XX: É composta por uma coleção de espadas (com brasões do Brasil Império e do Brasil República), pistolas.

Antiga Indústria Textil de Brusque: Tear caseiro, fiandeira, amostra de tecido e algodão, máquinas de costura, e vários utensílios utilizados em uma antiga alfaiataria de Brusque.

Documentos de Brusque Brasil Império: Mapas da Colônia Príncipe Dom Pedro, documento de registro de escravo.

Fotos de Brusque: Fotos de Brusque do final do séc.XIX, imigrantes italianos e alemães. Fotos comemorativas do primeiro centenário de Brusque.

Objetos História de Brusque: Medalhões da Casa do Sr. Consul Carlos Renaux, Busto do Sr. João Bauer, locas comemorativas do primeiro centenário de Brusque.

Música: Neste andar temos rádios do início do século XX, vitrolas, toca discos.