1º ANDAR – ARTE SACRA

O museu reúne peças de arte sacra proveniente de todas as regiões do território catarinense uma vez que foi a primeira instituição a demonstrar preocupação com a preservação de nossa memória religiosa. Reúne alguns exemplares do barroco brasileiro, passando pela imaginária em gesso, cera, cimento, barro, madeira e chegando à arte “primitiva” elaborada pelos santeiros das colônias catarinenses.

Coleção de Arte Barroca: O Museu possui três salas belíssimas de Arte Barroca. Várias imagens de Nossa Senhora e de Jesus Crucificado. Destacam-se também nesta coleção, uma imagem de Nossa Senhora da Piedade e uma imagem de São Benedito.

Coleção de Arte Popular: Neste andar, há quatro salas com uma importante coleção de Arte Sacra popular de Santa Catarina, produzida por imigrantes italianos como Jose Frasseto, Cezari Zanluca, Angelo Cataneo e outros.

Sala de Paramentos Litúrgicos: Nesta sala encontram-se paramentos e  pertences pessoais dos Arcebispos Dom Joaquim Domingues de Oliveira e Dom Afonso Niehues. Nesta sala encontra-se também uma coleção de objetos utilizados para a celebração da missa, tais como cálices, navetas, ostensório, castiçais.

Sala dos Papas: Nesta sala encontram-se fotos, documentos e objetos pertencentes à Papas como Pio XII, João Paulo Segundo e outros.

História de Azambuja: Nesta sala há quadros, fotos e textos narrando a história do complexo de Azambuja.